terça-feira, 22 de junho de 2010

Seja o Disco! Sleeveface

Uma nova mania surgiu na internet. Ela envolve capas de vinis, câmeras fotográficas e muita imaginação. Atendendo pelo nome de sleeveface, a brincadeira consiste em usar a capa de um LP como parte de seu corpo, dando vida à imagem do disco. Criador da nova tendência, Carl Morris revelou em entrevista ao blog Collab Docs que tudo surgiu de um acidente: “Há alguns anos atrás, enquanto eu trabalhava de DJ em um bar de Cardiff, no país de Gales, eu segurei um disco bem em frente do meu rosto e um amigo tirou uma foto. Era o MacCartney II do Paul MacCartney (cuja capa é um close no rosto do músico, proporcionando um sleeveface perfeito). Eu postei aquela imagem em um fórum online sobre música. Esse foi o passo inicial para o sucesso que viria depois”. Morris e seus amigos logo começaram a revirar suas coleções atrás de outras capas que servissem para repetir o feito e postar o resultado online. Nascia assim o sleeveface.


A invenção logo ficou famosa fora do país de Gales e ganhou o mundo. Pessoas de todas as partes aderiram a pratica, o que levou Morris a criar o site sleeveface.com para servir de acervo para sua criação: “O propósito do sleeveface sempre foi divertir as pessoas e fazê-las tirar fotos inusitadas. Eu achei que faria sucesso com viciados em vinil, mas me surpreendi com a aceitação da coisa ao redor do mundo. Praticar o sleeveface se tornou levemente competitivo, mas de um jeito saudável, devido à criatividade das pessoas”, explica satisfeito.

O site está em constante atualização e exibe mais de 500 fotos de colaboradores dos quatro cantos do planeta e notícias, inclusive uma pesquisa brasileira (e o primeiro trabalho acadêmico a respeito do assunto) sobre a redescoberta do vinil na era da cibercultura através do sleeveface, além de anunciar o lançamento do livro “Sleeveface – Be the vynil”, que carrega uma coletânea com mais de 200 fotos de diversas partes do mundo. Foram criados também os grupos do Flickr e do Facebook, para unir os fãs da brincadeira na internet. Quem se interessou pode colaborar aderindo a essas comunidades virtuais. Seguem abaixo algumas fotos para servir de inspiração e um vídeo (em inglês) que ensina como fazer o sleeveface: clique aqui.

Postado por Tiago Távora



Nenhum comentário:

Postar um comentário