quarta-feira, 16 de junho de 2010

A história por trás de algumas das capas mais polêmicas

O site da Gisbon, uma das fábricas de guitarras mais famosas do planeta, listou algumas das capas de discos mais controversas da história. Vamos conferir algumas:

Moby Grape - Moby Grape

O primeiro disco dos californianos psicodélicos do Moby Grape saiu em 1967. Por conta da imagem do baterista Don Stevenson mostrando o dedo do meio, o disco teve que ser recolhido logo depois de seu lançamento.

Jimi Hendrix - Electric Ladyland


O terceiro disco do deus da guitarra Jimi Hendrix lançado em outubro de 1968 causou bastante impacto não apenas pelo seu repertório que mudou o rumo rock, mas também por causa da ousadia de sua capa. Uma fotografia de um grupo de belas mulheres nuas estampava Electric Ladyland. Recusada pela gravadora, a capa original acabou sendo substituída por uma foto da cabeça de Hendrix.

Rolling Stones - Beggars Banquet


A idéia da banda era de que a capa de Beggars Banquet, lançado em 1968, levasse a fotografia de um banheiro sujo e repleto de pichações. As gravadoras responsáveis pelo disco, fizeram a banda adiar o lançamento do álbum para que a banda pudesse providenciar uma nova arte: uma imitação de um cartão de convite. A capa original só apareceu em 1984, quando Beggars Banquet foi lançado em CD pela primeira vez.

Blind Faith - Blind Faith

O primeiro e homônimo trabalho do super grupo de Eric Clapton, Steve Winwood e Ginger Baker provoca controvérsia até hoje. O autor da imagem na capa, que exibe uma garota nua segurando um avião prateado, alega que a menor foi fotografada com o consentimento dos pais. Apesar do disco hoje manter a capa original, na época de seu lançamento ele foi recolhido e a imagem da garota substituída por uma foto em preto e branco da banda.


Guns N' Roses - Appetite for Destruction


A arte inicial do primeiro disco do Guns N' Roses, banda acostumada a controvérsias, trazia uma pintura que retratava um robô estuprador prestes a ser atacado por um monstro de metal. Apesar do imenso sucesso comercial (20 milhões de cópias vendidas), os escritórios da gravadora Geffen foram inundados com reclamações e comentários de indignação. Só restou ao selo recolher as capas e substituí-la.







Postado por Cecília Escobar

Nenhum comentário:

Postar um comentário