quinta-feira, 10 de junho de 2010

The Beatles: Yesterday and Today

No inicio dos anos 60, os discos dos Beatles nos Estados Unidos e Canadá não eram semelhantes aos do Reino Unido. Eram completamente diferentes: capa, nomes e ordens das músicas. Muitas vezes, faixas eram excluídas ou substituídas por singles. Acreditava-se que eram mercados diferentes. No Reino Unido, os responsáveis pelos discos eram a “EMI”, nos Estados Unidos e Canadá era a “Capitol”. Em 20 de junho de 1986 foi lançado pela Capitol um dos discos mais polêmicos da história da indústria fonográfica.Para a capa, os Beatles foram fotografados pelo fotografo Robert Whitaker, que os clicou vestidos de açougueiros, sorridentes, segurando pedaços de carne e bonecos ensangüentados. Surgiram várias especulações e versões para a capa, muitos acreditavam ser um protesto contra a guerra do Vietnã, outros achavam que era uma critica à Capitol pelo desmembramento dos álbuns originais na América. Mais tarde, Robert Whitaker, o fotógrafo, revelou que a imagem foi apenas um sonho que ele teve.
A capa ficou conhecida como “Butcher cover original”. Quando os discos chegaram às lojas, choveram criticas de pessoas achando a fotografia de mau gosto. Para evitar problemas maiores, a Capitol resolveu mandar retirar todos os discos do mercado, mas já era tarde, pois muitas pessoas já haviam comprado. Com muito material prensado a gravadora optou por produzir às pressas outra imagem em papel adesivo, onde os Beatles apareciam ao lado de uma mala com Paul dentro. Essas imagens foram coladas nas primeiras edições do famoso “butcher cover original”, em português “cover do açougueiro original”. Muitos fãs observaram isso e descolaram o adesivo para obter a capa original.
A polêmica em torno da capa e o sucesso da banda na América impulsionaram a vendagem, que superou facilmente a marca de 1,5 milhão de cópias vendidas em menos de três semanas, e permaneceu por cinco semanas no primeiro lugar das paradas americanas. Nos dias de hoje, a versão “butcher cover original” do Yesterday and Today é um dos discos mais raros e valiosos dos Beatles, podendo chegar a valores absurdos no mercado.



Postado por Isabella Gatti e Michele Bouhid


Nenhum comentário:

Postar um comentário