domingo, 20 de junho de 2010

Curiosidades sobre a capa do Sgt Peppers

Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band é o oitavo disco de estúdio dos Beatles. Ele foi gravado em 129 dias e foi eleito pela Rolling Stone como não apenas um dos melhores, mas o melhor disco da história entre a seleção de quinhentas feita pela revista. Stg Pepper’s não é só um álbum famoso pelos clássicos presentes como Lucy in the Sky with Diamonds ou With a Little Help from My Friends, entre outros, mas também pelas polemicas que envolvem a capa.
A realidade é que os Beatles tinham uma capa completamente diferente já pronta para o lançamento. Porém foi dada a idéia da capa ser feita novamente por um artista profissional que foi acatada pela banda. A idéia de que os Beatles apareceriam como outra banda dando um concerto já estava decidida. Após algumas conversas surgiu o conceito de uma platéia por trás e assim veio a idéia da colagem da platéia. Essa colagem foi montada por um fotografo profissional em um estúdio e levou 15 dias para ficar pronta. Eram “estátuas” de papelão, praticamente em tamanho real, formando filas dando a idéia de uma platéia e os Beatles posicionados na frente de tudo, sendo a parte real da capa na hora da sessão fotográfica.
Muitos que olham a capa rapidamente não percebem que a platéia é na realidade uma lista de pessoas famosas, escolhidas pelos Beatles. É possível encontrar os comediantes “Gordo e Magro”, Marilyn Monroe, Bob Dylan, entre outros incluindo os próprios em seus famosos terninhos. E claro que personalidades também foram barradas como Ghandi, Jesus Cristo e Hitler todos escolhidos por John Lennon, mas, não selecionadas para evitar uma maior polêmica.
Postado por Camila Gomes Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário