
Misturando soul, funk e disco-pop, ''Thriller'' aproveitou a presença de grandes nomes, como Paul McCartney (''The girl is mine'') ou o guitarrista Eddie Van Halen ("Beat it").
O disco esteve no top 10 da revista americana Billboard por 80 semanas consecutivas, incluindo 37 semanas em primeiro lugar. Ganhou também, nos Estados Unidos, 27 discos de platina ( foram 27 milhões de cópias) e foi o único albúm a liderar, durante dois anos consecutivos as vendas (1983 e 1984).
Em 1984, o álbum faturou oito prêmios Grammy e esteve no topo das paradas de dez dos 12 países que faziam a contabilidade à época de seu lançamento.
O segundo álbum solo de Michael Jackson é até hoje o disco de um artista internacional mais vendido no Brasil, com 1,2 milhão de cópias. “Billie Jean” foi a segunda música mais executada nas rádios do país , em 1983.
O lançamento de ''Thriller'' ocorreu no ápice do disco de vinil, que seria, pouco depois, substituído pelo CD e coincidiu com o surgimento do canal musical MTV. O álbum foi o primeiro a usar o videoclipe como ferramenta promocional e isso foi considerado "inovador" para a época.
Tudo isso contribuiu para fazer de Jackson o ''Rei do pop''.
Postado por Carolina Motta
Nenhum comentário:
Postar um comentário