quarta-feira, 19 de maio de 2010

A nudez inocente e a nudez polêmica


Em 1991, quando ele ainda era um bebê, os pais de Spencer Elden o soltaram em uma piscina na California, onde o fotógrafo Kirk Weddle gastou um rolo de filme. A imagem foi usada como capa de "Nevermind", o segundo álbum de estúdio do NIRVANA.
Em 2008, Elden conta à MTV News que "É um pouco estranho pensar que tantas pessoas me viram nu. Me sinto como o maior ator pornô da história."
O álbum “Nevermind”, dos Nirvana, tem, de acordo com a Gigwise, a melhor capa de CD alguma vez já feita. O registo lidera, assim, a lista das 50 Melhores Capas de Álbuns de Sempre, elaborada pelo conceituado site de música, em Outubro de 2007.
Recorde-se que a capa de “Nevermind” mostra um bebé a nadar, aparentemente em busca de uma nota de um dólar, presa a um fio de pesca, tal e qual um isco.
Segundo Kurt Cobain, a ideia da capa foi concebida enquanto assistia a um programa de televisão, sobre partos debaixo de água. Após a ter comunicado a Robert Fisher, director de arte responsável pela capa do disco, este enviou um fotógrafo a uma piscina onde bebés aprendiam a nadar, para realizar uma sessão fotográfica. O bebé escolhido, Spencer Elden, tinha, na altura, apenas três meses de vida.
Preta Gil veio mesmo para quebrar regras. A filha do ex ministro da Cultura, Gilberto Gil, andou fazendo tudo o que sempre quis - e de uma só tacada: Em 2003, ela virou atriz da novela das 6 da Globo, lançou seu primeiro disco, fez um clipe ousado na Favela da Rocinha, dirigido pela cineasta Monique Gardenberg, e - pela primeira vez - posou nua. As fotos, feitas por Vânia Toledo, vêm no encarte do CD, no qual a capa (no detalhe) é uma espécie de amostra grátis: ela surge, pelada, só que enrolada em fitinhas do Bonfim. Quando Preta Gil, na época em que estava mais gordinha, posou nua para a capa de seu primeiro CD, Pret-à-Porter, houve reações de apoio e repúdio à atitude da cantora. “Ela só quer aparecer!”, “É puro marketing!”, “Por que não?”, entre outras, foram as declarações mais ouvidas. A imprensa explorou o fato até que se esgotasse. O preconceito era nítido e sensível. Preta Gil sabia que ia provocar polêmica mas, a cantora sempre bem articulada e gorducha assumida, se mostrou de bem com a vida, com seu corpo, pronta para a carreira, para o que der e vier.

Postado por: Ana Carolina Aguiar, Enrique Faber, Felipe Menezes e Isabelle Machado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário